top of page
  • Foto do escritoradmin

5 Tipos de Masterbatches

Atualizado: 5 de abr. de 2023

Os plásticos em seu estado natural são na maioria das vezes incolor, podendo ser também esbranquiçados em tipos específicos de polímeros, ou até mesmos amarelados como na maioria dos plásticos reciclados. Os pigmentos ou "masterbatches" como são popularmente conhecidos são o responsáveis por incorporarem as cores nos inúmeros artefatos plásticos presentes em nosso cotidiano.

Nesse artigo veremos os 5 tipos tecnologia de masterbatches muito utilizados na indústria de transformação plástica.


DRYMASTER - Masterbatch granulado
DRYMASTER - Masterbatch granulado

  • Masterbatch granulado – DRYMASTER da DRY COLOR:

Como o próprio nome sugere, se trata de um pigmento em forma de grãos, como se fosse resina plástica, mas com o diferencial de estar carregado de cor ou aditivo e até mesmo combo de ambos. Esses concentrados são compostos de pigmentos orgânicos e inorgânicos, corantes ou aditivos dispersos em resinas termoplásticas, na maioria das vezes o mesmo tipo de polímero onde será aplicado.

O masterbatch granulado tem uma grande vantagem quando falamos em sustentabilidade, por poder ter em sua composição resina reciclada, ou seja, atuando diretamente na economia circular do plástico. O reciclado que pode ser utilizado para fabricação de masterbatches pode ser o pós indústria e até mesmo o pós consumo.

Os masterbatches granulados têm inúmeras aplicações e excelente custo-benefício o que o torna o mais utilizado no setor de transformação.

É compatível com praticamente todos processos de moldagem de plástico: injeção, extrusão, sopro, rotomoldagem, mistura e compressão.

Conheça as soluções em masterbatches granulados da DRY COLOR com a linha DRYMASTER.


Pigmento líquido, colorante ou simplesmente masterbatch líquido, esse item se trata de concentrados de pigmentos, corantes ou aditivos dispersos em veículos líquidos, esses podendo ser óleos vegetais ou minerais. O mastertbatch líquido por ter excelente dispersão e fácil homogeneização proporciona dosagens inferiores quando comparado a versão granulada, considerando isso seu custo-benefício acaba sendo um dos melhores em pigmentação.

As principais aplicações do masterbatch líquido estão na injeção de PET, poliolefinas, extrusão de PVC e poliolefinas.

É compatível com os processos de injeção, extrusão, sopro, rotomoldagem e compressão.

Conheça as soluções em masterbatches líquidos da DRY COLOR: LIQUIDPET e LIQUIDCOLOR.


COLORMTACH - Pigmento em Pó
COLORMTACH - Pigmento em Pó

São os concentrados de pigmentos em forma de pó, sendo os pigmentos orgânicos e inorgânicos podendo conter aditivos e auxiliares de processo, combinados para propor o maior tingimento e rendimento, os pigmentos em pó são tidos como pigmentos de baixo custo.

Muito utilizados entre os transformadores de PVC para construção civil, e fabricantes de borrachas com alta resistência térmica.

Compatível com os processos de extrusão, mistura e calandragem.

Conheça as soluções em pigmentos em pó da Dry Corlor: COLORMATCH


  • Microesfera ou encapsulados – NO DUST da DRY COLOR:

Essa tecnologia são os pigmentos, corantes e aditivos de encapsulados em ceras aditivadas para otimizar a fluidez do mesmo, são “micro bolinhas” de pigmentos que se ligam por uma cera especial que faz o transporte do pigmento em pó sem causar poeira indesejada. Possui as mesmas aplicações do pigmento em pó com a vantagem de ser mais limpo.

Utilizado nos processos de injeção de PET, poliolefinas e também injeção e extrusão de PVC.

Conheça as soluções em microesferas da Dry Corlor: NO DUST


Este pigmento tem como diferencial sua viscosidade superior quando comparado ao masterbatch líquido e também seu veículo base, na maioria das vezes é veiculado em fluidos de silicones ou plastificantes primários e secundários. Compartilha de alguns pontos fortes como, homogeneização, dispersão, poder tintorial e possibilidade de baixas dosagens.

Utilizado nos processos de mistura, calandragem, bambore, injeção e extrusão.



Artigos plásticos
Artigos plásticos

Exemplos de aplicações:


DRYMASTER – Embalagens injetadas e sopradas; Tampas; Fibras de PET, PP, PE, PA; Peças técnicas entre diversos outros.

LIQUIDPET – Injeção de PET em geral; Preformas; Fibras de poliéster; Chapas de PET.

LIQUIDCOLOR – Embalagens injetadas e sopradas; Telhas de PVC; Injeção de garrafeiras; Granulação de composto entre diversos outros.

COLORMATCH – Tubos, conexões, corrugados e telhas de PVC; Peças em borracha; entre outros.

NO DUST - Tubos, conexões, corrugados e artefatos de PVC; Embalagens PET; entre outros.

PASTECOLOR – Selantes e borrachas de silicone; Laminados de PVC; Calçados em geral.


Como vimos acima esses 5 tipos de pigmentos possuem características únicas e cada um acaba se comportando melhor em determinados processos, vale se destacar que todas essas tecnologias podem ter cores, aditivos e combos formulados. Se mesmo com o resumo acima ainda não conseguiu identificar qual o mais adequado para o seu processo entre em contato conosco, será um prazer atendê-lo.


Comments


bottom of page