Buscar
  • admin

OS BENEFÍCIOS DO USO DE PLÁSTICO RECICLADO EM SUA EMBALAGEM



A indústria de embalagens é o setor que mais do que qualquer outro aproveita as propriedades mágicas do plástico. Na verdade, 36% de todo o plástico produzido em um ano vai para vários tipos de embalagens. De alimentos e bebidas a medicamentos, produtos de higiene e cuidado pessoal, para uma empresa proteger seus produtos não há maneira mais fácil e barata de fazer isso do que usando plástico. Mas o plástico vem com seu próprio fardo ambiental e o plástico reciclado pode ser a resposta para a questão global do lixo plástico.


Neste artigo, explicaremos quais são os benefícios do uso de plástico reciclado e porque as marcas devem começar a usar o plástico reciclado com mais frequência.


Primeira coisa: porque o plástico é tão usado na embalagem?

Em primeiro lugar, o plástico é durável, por isso pode proteger o conteúdo da embalagem, não importa quão difíceis sejam as condições externas. Por ser feito de longas cadeias de moléculas unidas, é quase indestrutível.

Em segundo lugar, é leve, o que torna seu transporte relativamente barato e fácil. Em comparação com o peso de uma garrafa de vidro, uma garrafa PET pode ser 40 vezes mais leve. Além disso, seu baixo peso contribui para diminuir o consumo de energia e as emissões de gases de efeito estufa durante o transporte em comparação com outros materiais.

Por último, mas não menos importante, o plástico pode ser moldado em formas ilimitadas - tornando-o um material adaptável com uma infinidade de possibilidades de uso. Se você tentar pensar sobre a variedade de embalagens plásticas que existem, provavelmente terá dor de cabeça! De embalagens de filme a caixas, de garrafas a recipientes, quando se trata de embalagens plásticas, o céu é o limite.


No entanto, apesar de todas essas vantagens excepcionais, o plástico traz um enorme impacto ambiental. Mais especificamente, é um fardo que pesa 6,3 bilhões de toneladas. Esse é o peso de todos os resíduos de plástico que já foram gerados. Para se ter uma ideia, se toda a população humana pisasse em uma balança, o peso seria de 316 milhões de toneladas. Isso faz com que o peso de todo o plástico já produzido seja 20 vezes maior do que o peso de toda a população humana.

A razão é porque o plástico é tão durável que pode residir em centenas de anos no meio ambiente antes de começar a se decompor. Estudos estimam que uma garrafa PET leva pelo menos 450 anos para se degradar completamente, e antes que isso aconteça, ela se quebrará em muitos pedaços minúsculos chamados microplásticos que podem potencialmente entrar em nossa cadeia alimentar. É por isso que as embalagens de plástico estão entre os itens mais encontrados em nossos oceanos.


Mas não perca a esperança

E se você pudesse ter todos os benefícios das embalagens plásticas sem prejudicar o meio ambiente? Na verdade, e se você pudesse ter os benefícios do plástico, em simultâneo melhorar o estado do meio ambiente e das comunidades ao seu redor?


Embora seja impossível reutilizar todo o plástico já criado, ainda podemos começar de algum lugar. As taxas de reciclagem de plástico estão melhorando lentamente em muitos países ao redor do mundo e as embalagens recicladas já são uma realidade muito viável.


Veja porque o plástico reciclado pode ser uma força útil quando usado em embalagens:


  • Diminuição da dependência de combustíveis fósseis. Cerca de 16,3 barris de petróleo são economizados cada vez que 1 tonelada de plástico é reciclada, portanto, o uso de plástico reciclado pode ajudar na transição de combustíveis fósseis para energia renovável.


  • Redução do uso de recursos naturais. Não há necessidade de continuar explorando nosso planeta se os recursos de que precisamos já estão disponíveis e podem ser reutilizados, certo? Usar o plástico reciclado significa dar uma segunda vida a recursos valiosos que já circulam em nossa economia.


  • Maior eficiência energética na fabricação. A reciclagem de uma tonelada de plástico economiza 5.774 kWh de energia. Isso é energia suficiente para carregar uma bateria Tesla mais de 100 vezes.


  • Menos aterros e oceanos mais limpos. Usar o plástico que já está em nosso ambiente natural é uma grande oportunidade para reduzir a poluição.


Além disso, as empresas podem se beneficiar financeiramente com a inclusão de conteúdo reciclado em suas embalagens de produtos.


Veja como:

  • Pode construir fidelidade à marca e enviar uma mensagem positiva e encorajadora aos clientes.


  • Isso pode aumentar suas vendas. Os consumidores estão hoje buscando pelo menos 50% de conteúdo reciclado em garrafas plásticas e alguns estão dispostos a pagar um preço mais alto por produtos que contenham plástico reciclado.


  • Pode criar oportunidades de marketing e relações-públicas. As empresas que usam plástico reciclado têm maior probabilidade de atrair a atenção de jornalistas e organizações ambientais.


  • Ele prepara as empresas para cumprir as medidas legais atuais ou regulamentos futuros. Na Índia, por exemplo, é obrigatório que as empresas coletem e reciclem os produtos plásticos que vendem.


Considerando que, até hoje, as alternativas ao plástico ainda precisam ser utilizadas de forma eficiente em grande escala, o uso de plástico reciclado em embalagens parece a solução mais razoável para as crescentes preocupações com a poluição do plástico.

Além disso, devido às crescentes preocupações ambientais, a embalagem sustentável só vai se tornar mais importante e felizmente, a inclusão de materiais reciclados nela será a nova norma.


Soluções da Dry Color para aplicação em polímeros reciclados:



Fonte: plasticsforchange.org

Imagem: pixabay.com

Posts recentes

Ver tudo