Quando falamos em pigmentação e aditivação de termoplásticos, abrangemos diversas tecnologias de pigmentos que cumprem com esta função, esses, podem ter diferentes aspectos físicos: granulados, líquidos, microgrãos, encapsulados, pó e pasta, cada um com características únicas e aplicações onde se destacam frente os demais.
Neste post abordaremos os masterbatches granulados e líquidos, entender suas vantagens e como identificar o mais adequado para cada processo.
Masterbatches: são concentrados de pigmentos, corantes e/ou aditivos dispersos em determinado veículo para aplicação em polímeros termoplásticos, tem como principal objetivo colorir a peça a ser moldada, mas não se limita a isso, os masterbatches podem ser de aditivos ou combos de cores e aditivos.
Masterbatch granulado
O masterbatch granulado é um dos, se não o mais popular entre os transformadores de plástico no Brasil, são pigmentos, corantes e aditivos dispersos em resinas termoplásticas, onde basicamente a resina veículo passa por uma extrusora granuladora onde nela é incorporada os pigmentos e aditivos nas suas devidas proporções, assim proporcionando os graus de estabilidade térmica, solidez a luz, solidez a migração e demais requisitos técnicos exigidos no produto final.
O masterbatch granulado é altamente indicado em processos onde há muita troca de cor pela facilidade na limpeza de máquina e troca de cor, além disso a versão granulada é indicada quando se precisa de total fechamento no produto já que comporta altas concentrações de pigmentos e aditivos o masterbatch granulado não tem um limite de dosagem imposto por processabilidade, podendo-se dosar de 0,x% até valores superiores a 30%. Outro fator que faz o masterbatch granulado se destacar é sua processabilidade visto que desenvolvido na resina devidamente compatível onde será aplicado e com índice de fluidez correto ele é facilmente processado impactando o mínimo nas propriedades físicas da peça. O masterbatch granulado também é recomendado por proporcionar um processo limpo, dado que os princípios ativos que normalmente são em pó estão incorporados e solidificados no polímero, evitando assim a geração de poeira e diminuindo os riscos de contaminação, um ótimo exemplo prático disso é o masterbatch granulado preto, quando possível evitar quem gostaria de ter a produção tomada por negro de fumo por toda parte?!
O DRYMASTER (linha de masterbatches granulado da Dry Color) pode ser aplicado nos processos de injeção, extrusão, compressão, sopro entre outros, tanto em dosadores automáticos, volumétricos e gravimétricos, como na forma de mistura e compostagem.
Pontos fortes:
Fácil troca de cor – mínima perda
Pigmentação limpa, fácil limpeza em caso de derramamento
Possibilidade de altas dosagens sem prejudicar o processo
Baixo custo
Comporta altas concentração de pigmentos e aditivos
Prazo de validade indeterminado
Baixo risco de contaminação
Não interfere nas propriedades do produto final.
Masterbatch líquido
A tecnologia líquida em pigmentação vem cada vez ganhando mais espaço entre os transformadores de plástico, são os pigmentos, corantes e aditivos dispersos em veículos líquidos, esses pigmentos passam por processos que asseguram o máximo de dispersão e homogeneização dos princípios ativos, estabilidade térmica, solidez a luz, a migração e demais especificações técnicas definidas no desenvolvimento do produto.
O masterbatch líquido tem como principais vantagens sua excelente homogeneização e dispersão, possibilidade de baixas dosagens partindo de valores como 0,001%, também ganhos que se obtém no processo quando utilizado com um sistema de dosagem online.
A tecnologia líquida tem alguns nichos onde se destaca como solução de maior eficácia para o processo, caso de injetoras de alto desempenho com tempos de ciclos baixos e produtividade alta onde o masterbatch líquido trabalhando junto de um bom sistema de dosagem conseguem ter o melhor rendimento, sincronismos e repetibilidade dentre os demais pigmentos. Os mastebatches líquidos também são utilizados onde a variação dos lotes de matéria-prima requer alterações constantes na dosagem do pigmento para manter o padrão de cor.
Os LIQUIDPET e LIQUICOLOR (masterbatches líquidos da Dry Color) funcionam em conjunto do sistema de dosagem da Dry Color fornecido em comodato.
Pontos fortes:
Possibilidade de baixas dosagens a partir de 0,001%
Comporta alta concentração de pigmentos e aditivos
Ocupa baixo volume no estoque
Auxilia e otimiza o processo
Excelente dispersão e homogeneização.
Processo de dosagem automatizado
Sistema de dosagem comodatado
Com essas informações fica mais fácil de definir por qual das tecnologias optar na hora de desenvolver um produto.
FIM.
imagens: pngegg.com
Comments