COMO AS CORES DAS EMBALAGENS INFLUENCIAM NO SUCESSO DO PRODUTO
top of page
  • Foto do escritoradmin

COMO AS CORES DAS EMBALAGENS INFLUENCIAM NO SUCESSO DO PRODUTO

Atualizado: 29 de mar. de 2022



As cores desempenham um papel especial em nossas vidas. A forma como distinguimos ou interpretamos as coisas é frequentemente baseada na cor. Você sabia que as cores também podem influenciar as decisões de compra dos clientes? Se a embalagem ou os rótulos do seu produto tiverem o esquema de cores correto, o consumidor pode optar por comprar seu produto em vez de outro, ou eles podem notar seu produto primeiro na prateleira. A psicologia da cor desempenha um papel importante no aumento de suas vendas, pesquisas mostram que as cores influenciam em 85% das nossas decisões de compra.


Pense nisso: existe alguma cor que você gosta muito? Por quê? Há alguma cor de roupa que você não gosta de usar? Por quê?


Embalagens plásticas coloridas
Embalagens plásticas coloridas


Qual a função das cores nas embalagens?


É importante que as cores das embalagens não se contraponham às cores de sua identidade visual e, muito menos, aos objetivos finais do produto. O processo de escolha das cores deve contemplar não só o que a embalagem contém, mas toda a identidade da empresa — logomarca, cartões, papelaria, decoração também devem estar em sintonia.

A harmonização das cores na identidade visual da empresa, em cada detalhe, ajuda na formação de uma imagem de confiança, de organização e de coerência. Pode parecer um simples detalhe, mas a correta aplicação das cores em todos os aspectos que identificam o negócio transmite critério, profissionalismo e solidez nos objetivos de trabalhos propostos ao público.

No caso das embalagens, vale lembrar que a função das cores não está restrita às vendas. Elas podem levar conceitos, inspirações e traduzir, em aspectos materiais, definições abstratas da organização. O nome “psicologia das cores” já mostra a capacidade que elas possuem de transmitir mensagens que vão além do visual e chegam à psique dos consumidores, reforçando sua marca e fixando seus produtos e serviços em sua memória.

O plano estratégico para a criação do acondicionamento do seu produto deve considerar não só o material, a forma de transporte e a sua capacidade de armazenamento, mas também as cores que o formam. Assim, você estará seguro quanto às sensações que essa embalagem provocará na mente de quem a visualizar.


Veja como você pode escolher quais cores influenciarão o sucesso do seu produto.


Plaqueta vermelha

Vermelho

Esta é uma das cores mais populares que podem aumentar as vendas. Esta cor significa poder, juventude, ousadia e excitação. Ter a cor vermelha em seus rótulos ou embalagens pode rapidamente chamar a atenção do comprador. Essa cor deve ser usada para produtos baseados em compras por impulso, visto que o vermelho é conhecido por aumentar a frequência cardíaca. Isso pode incluir produtos como refrigerantes, lanches ou outros produtos alimentícios.


Plaqueta amarela

Amarelo

Amarelo representa sol, calor, clareza, otimismo e alegria. É uma cor excelente para usar no marketing de produtos infantis. É uma daquelas cores que atraem o olho humano rapidamente e é também uma cor estimulante.



Plaqueta azul

Azul

Esta cor significa sinceridade, confiabilidade, frieza e credibilidade. Se o seu produto representa essas qualidades, então azul é a cor para seus pacotes e rótulos. Normalmente, produtos projetados para homens são melhor comercializados com a ajuda da cor azul. Misturar azul com outras cores complementares pode ter um impacto positivo em suas vendas, implicando em credibilidade com outras características. Tons escuros de azul são geralmente preferidos por empresas farmacêuticas e financeiras devido aos fatores de confiança e confiabilidade que a cor representa.


Plaqueta rosa

Rosa

Produtos femininos na maioria das vezes têm a cor rosa usada em seus rótulos porque rosa passou a representar qualidades femininas. Vários tons de rosa podem ter diferentes significados. Um rosa claro é frequentemente associado a brincadeira e inocência, enquanto um rosa quente pode estar associado com energia vivaz.



Plaqueta laranja

Laranja

Laranja representa energia e é outra cor que chama a atenção rapidamente de um consumidor. Cria uma chamada para ação. A ação pode ser representada na forma de comprar o produto específico. Também é usado como uma cor de cautela ou atenção. A laranja também é uma cor muito popular para restaurantes ou para fast food, já que é conhecida por estimular o apetite e incentivar a compra por impulso.


Plaqueta verde

Verde

Essa cor geralmente significa crescimento e prosperidade, mas é uma das cores mais versáteis, pois está associada a muitas outras coisas, dependendo da tonalidade. Produtos que se concentram em boa saúde, como produtos nutracêuticos, são bem comercializados com a ajuda dessa cor. Além disso, se você lida com um produto ecologicamente correto, o verde é a opção preferida para seus rótulos. O verde também é a cor do dinheiro, por isso também pode ser associado à riqueza.


Plaqueta roxa

Roxo

Se você tem um produto altamente sofisticado, a embalagem de cor roxa é a melhor escolha. É mais frequentemente associado à realeza e nobreza. Então, se você quiser adicionar elegância ou prestígio ao seu produto, recomenda-se o uso de roxo. É geralmente usado em produtos de beleza ou antienvelhecimento.


Usar a psicologia das cores tem sido um método testado e comprovado de sucesso na escolha de cores para uma marca, e é uma prática comum entre profissionais de marketing e design. Em resumo, a escolha de cores pode ocasionar no sucesso – ou fracasso, de seus produtos. Vale a pena estudar sobre essa prática e entender como cada cor influencia seu público-alvo e como elas podem representar seus produtos.


Já conseguiu definir a cor da sua embalagem plástica?

Agora só falta uma empresa de confiança para lhe prover essa cor, para isso, conte com a Dry Color.


Conheça nossa linha completa de soluções em cores:

Masterbatches – Linha DRYMASTER

Pigmentos em Pó – Linha COLORMATCH

Pigmentos Líquidos – Linhas LIQUIDPET e LIQUIDCOLOR

Microesferas – Linha NO DUST

Pigmentos em Pasta – Linha PASTECOLOR



 

FONTES:


bottom of page