Buscar
  • admin

BENEFÍCIOS E VANTAGENS DO USO DO PLÁSTICO

Atualizado: Jun 23


Não é novidade que o plástico é um dos materiais mais usados e com maior gama de aplicação, presente em praticamente todos os setores, desde indústria até nosso uso doméstico no dia-a-dia, isso graças as suas características únicas e diversas vantagens frente a outros materiais.


Nos últimos anos estamos vivenciando uma crescente “rejeição” ao plástico, principalmente o descartável, que vem sendo apontado como grande vilão na poluição das florestas e oceanos, no entanto, há detalhes importantíssimos que podem passar desapercebidos nesse debate, e aqui separamos algumas das vantagens do uso do plástico.

Aplicações do plástico
O plástico possui inúmeras finalidades, desde embalagens de saneantes, remédios, alimentos, a materiais de construção civil, agrícola entre muitas outras.

Embalagens plásticas para alimentos;

Uma das principais aplicações do plástico é quando usado como embalagem para alimentos. Atualmente o plástico embala mais de 90% dos alimentos que compramos nos mercados. Isso porque dispõe de diversas vantagens como por exemplo: contribui para a logística, diminui o desperdício, além de proteger a comida. Com seu custo inferior frente a outros materiais, acabam tornando indiretamente a comida mais acessível.

Hoje por exemplo, produzimos cerca de 4 bilhões de ton./ano de alimentos. Desse volume, cerca de 35% é desperdiçado, o que é um volume altíssimo, mas que seria maior ainda se não utilizássemos os plásticos, cerca de 41% + contaminações.


Plástico na agricultura;

As vantagens do uso do plástico na indústria de alimentos não se limitam a embalagens. Ele se estende a toda cadeia, do início ao fim. Podemos citar que o uso do plástico na agricultura traz tantos benefícios quanto no uso das embalagens, como aumento estimado de 30% na produção, reduz em até 65% o uso de defensivos agrícolas, além de reduzir em até 50% o consumo de água.


Águas e bebidas

Para se ter uma ideia de quanto o plástico é importante para o nosso modo de vida, atualmente praticamente toda água potável para consumo, é transportada e/ou armazenada em plástico. Também muito utilizado nas embalagens de refrigerantes, sucos e outras bebidas. O plástico é um aliado importante para nos ajudar a levar água potável às pessoas que não tem acesso a ela.


Plástico na indústria de vestuário

Quando dizemos que o plástico está presente em praticamente todos os setores não é exagero. Ele também é muito utilizado no setor de vestuário. Atualmente mais de 50% dos tecidos são feitos de plásticos e mais de 80% dos calçados se beneficiam das vantagens do uso do plástico. Significa que o uso do plástico é crucial para a indústria têxtil, tornando as vestimentas, cobertores, calçados e demais artigos mais acessíveis e de maior durabilidade.


Plástico na Habitação e saneamento

Outro setor que se beneficia e muito do uso do plástico é de construção civil e saneamento. Hoje grande parte dos materiais de construção são feitos em polímeros plásticos, como tubos, conduítes, forros, estruturas como madeiras plásticas, eletrodomésticos, utilidades domésticas, móveis, fiação, entre inúmeros outros artigos do nosso uso cotidiano.

O plástico é um forte aliado para levarmos saneamento as regiões mais carentes que ainda não dispõe desse serviço básico.



Além de todas estas vantagens, o plástico tem mais um importante triunfo, quase todas suas categorias são recicláveis e podem ser reaproveitadas após seu uso para fabricação de outros produtos.


Confira algumas informações importantes sobre o plástico:


Fontes de matérias-primas dos plásticos (carbono e hidrogênio)

Fonte: Plastics Europe

Geração de resíduos sólidos urbanos no Brasil:

As sacolas e sacos plásticos p/ lixo são 2,0 milésimos dos resíduos. Fontes: ABRELPE / ABIPLAST / ABIEF

É possível substituir o plástico ou elimina-lo de nossas vidas?


Confira abaixo as vantagens do uso do plástico frente a outras alternativas:


Além destes dados, é importante ressaltar que a substituição dos plásticos por outros materiais aumentaria os custos ambientais anuais em 5,10% do PIB mundial. Isto impactaria diretamente o preço das maiorias dos produtos no mundo.


Consequências da substituição do plástico:

• Aumento da emissão de CO²

• Aumento do uso de recursos naturais

• Aumento do uso de recursos energéticos

• Aumento dos custos ambientais

• Aumento dos preços das maiorias dos produtos

• Aumento da fome no mundo

• Aumento do número de pessoas sem acesso à água potável


Está mais que claro que o plástico é um grande aliado em diversas demandas e desafios que encaramos em nossa sociedade. Mas também não podemos ignorar que o descarte irresponsável do plástico traz complicações para o meio ambiente.


Mas como mudar isso?


Algumas simples atitudes que tomarmos em nosso dia a dia podem ajudar a reduzir esses impactos, como, por exemplo:

Educação e conscientização sobre descarte correto dos plásticos.

Descartar o plástico separado dos lixos orgânicos e, quando possível, já limpos.

Embora no Brasil apenas 15% das cidades tenham coletas seletivas, em grande parte de nossas cidades podemos contar com o trabalho dos coletores informais de rua, e essa simples separação e higienização dos plásticos auxilia e muito o aproveitamento desses materiais descartados e consequentemente reduzindo a quantidade que é enviada para aterros sanitários.


Fonte: abiplast.org.br

Imagens: abiplast.org.br e pixabay.com

Posts recentes

Ver tudo